Amazon Dash Button. O botão físico que compra produtos online

POR EletriQ

02 abril 2015
Amazon Dash Button. O botão físico que compra produtos online

Nessa semana a Amazon fez o maior barulho ao lançar o Amazon Dash Button, um botão físico que permite aos clientes Amazon Prime comprar produtos recorrentes apenas apertando um botão.

Imagine quantas vezes você foi até o mercado e esqueceu de comprar sabão pra lavadora. Ou quantas vezes você descobriu que estava sem Gillette depois que a lâmina cansada arrancou pedaços da sua cara?



A idéia não é nova, é verdade. A primeira vez que ouvimos falar de um botão físico que buscava gerar vendas pra uma marca foi o BakerTweet.



Criado pela britânica Poke, o BakerTweet é basicamente um arduino que publica no twitter o que está saindo do forno da padaria, isso ainda em 2009, ou seja, 6 anos atrás.

3 anos depois, em Dubai, A Red Tomato lançou um imã de geladeira que fazia o pedido de um combo com sua pizza favorita quando era pressionado. Nesse caso, assim como no da Amazon, a pessoa precisava já ser um cliente e ter definido suas preferências.



A própria Amazon já tinha lançado um “Dash um pouco mais complexo” e essa sua experiência anterior deve ter influenciado bastante na criação de uma maneira mais simples de pedir coisas que compramos com frequência.




“AH ENTÃO A AMAZON NÃO FEZ NADA DEMAIS???”
– Muito pelo contrário.

Essa é a primeira vez que um grande varejista possibilita que marcas coloquem um botão para vender diretamente dentro da casa das pessoas sem ter que desenvolver um botão próprio ou se preocupar com a logística da entrega, cadastro etc.

O fato da Amazon entrar no mercado de internet das coisas, certamente fará com que outros projetos desse tipo tomem corpo.

Se você quer fazer algo nesse sentido pra sua marca ou produto é só falar com a gente no formulário aqui em baixo. Ficaremos felizes em ajudar ;D

« VOLTAR AS NOTÍCIAS